Conheça as vantagens da contabilidade estratégica para empresas!

Não é de estranhar que na chamada “Era da Informação” os avanços tecnológicos exijam constantes adaptações daqueles que querem estar sempre um passo à frente e acompanhar toda essa evolução. Logo, na área da contabilidade não é diferente.

Diante de um mercado tão competitivo, usuários e profissionais do ramo buscam, a todo momento, encontrar formas de fornecer diferenciais que destaquem seus serviços em meio a uma multidão de variedades. Para tal, a aplicação da contabilidade estratégica pode ser o upgrade decisório entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.

Muito além de um processo burocrático para fins tributários, a contabilidade, quando bem aplicada, se torna ferramenta crucial para a tomada de decisões que influenciam tanto a organização quanto o desenvolvimento e a lucratividade de uma empresa.

Assim, essa inovação na contabilidade se apresenta como a evolução daquela simples e antiga definição tal qual conhecemos, passando agora a assumir função gerencial e orgânica dentro de uma empresa. Essa nova aplicabilidade, por sua vez, culmina para a manutenção ou construção de um negócio de sucesso, capaz de fornecer inúmeras vantagens para o seu empreendimento.

Afinal, de que maneira a contabilidade estratégica pode ajudar no crescimento e progresso de uma empresa? Continue a leitura e descubra!

O que é a contabilidade estratégica

A contabilidade estratégica é uma nova visão dos processos contábeis para o negócio. Ela não se limita a resolver as burocracias envolvidas na gestão das empresas, também coleta, registra e analisa informações financeiras e patrimoniais, tais como:

  • demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • estratégias de preços e produtos;
  • estrutura de custos;
  • volumes e participação no mercado dos concorrentes.

Uma vez que esses dados são conhecidos, é possível planejar o crescimento da organização de maneira mais acertada.

Quais os seus objetivos

Empresas em crescimento devem ser monitoradas constantemente e suas estratégias precisam ser ajustadas conforme essa evolução.

Nesse sentido, a contabilidade estratégica se posiciona como um instrumento que viabiliza tanto a monitoria das informações, como as melhorias na gestão. Consequentemente, atinge os seguintes objetivos:

  • controla as atividades gerais da empresa;
  • cria, desenvolve e coloca estratégias em prática;
  • desenvolve métodos para o monitoramento das estratégias adotadas para o negócio, desde a sua implementação até os resultados finais;
  • mede e avalia o desempenho do negócio;
  • otimiza e torna o processo de tomada de decisões ainda mais eficiente;
  • permite que a empresa utilize seus recursos de forma sustentável;
  • planeja estratégias e operações futuras com maestria.

Quais as características

A principal característica da contabilidade estratégica é, justamente, ser uma evolução da contabilidade gerencial tradicional.

Dito isso, sua principal característica é a capacidade de fornecer os elementos necessários para que a empresa possa utilizar a qualidade dos seus produtos e serviços, e o valor cobrado, como um diferencial frente à concorrência.

Para isso, se apoia na tecnologia e na contabilidade digital como um todo: automação, cibersegurança, certificados digitais e inovação!

Vantagens da contabilidade estratégica

Até aqui, você pôde ter uma noção sobre os benefícios de aplicar a contabilidade estratégica no seu negócio por meio das explicações dadas. Para que isso fique ainda mais nítido, vamos explicar melhor sobre essas vantagens. Confira.

Acompanhar o desenvolvimento do negócio

Como dito, a contabilidade não necessariamente se resume aos trâmites tributários de uma empresa ou à simples manutenção do fluxo de caixa. Ela passa, também, a assumir importante papel no que diz respeito à organização e gerenciamento como um todo.

Logo, além da sua vantagem como ferramenta para o próprio planejamento financeiro, essa nova modalidade do ramo permite análises e perspectivas para investimentos e desenvolvimentos futuros para o seu empreendimento.

Não fosse o bastante, esse benefício, por assim dizer, configura-se como um dos passos para quem quer criar um planejamento estratégico para a empresa — mais um bom motivo para você que está em dúvida se deve ou não investir nessa nova modalidade da contabilidade.

Estabelecer metas e objetivos alcançáveis

Aliado com o que foi citado acima, uma das maiores vantagens de aplicar o recurso da contabilidade estratégica é, sem sombra de dúvidas, a possibilidade de ter uma visão macro e mais precisa de todo o seu negócio.

Assim, uma das consequências desse ramo inovador na área da contabilidade é o estabelecimento de metas e objetivos de acordo com o real cenário econômico e conforme as possibilidades do seu empreendimento, o que pode auxiliar tanto na tomada de decisões acertadas quanto na expansão e aumento da lucratividade da empresa em questão.

Com um pouco de manejo e o suporte de uma consultoria adequada, é apenas uma questão de tempo para que você comece a receber os lucros gerados a partir da implementação dessa novidade em seu empreendimento.

Acompanhar o Benchmark

Já pensou em ter, com fácil acesso, um manual que dê dicas sobre o quê e como fazer exatamente tudo para que a sua empresa tenha sucesso? É basicamente isso que a contabilidade estratégica proporcionará a você.

Assim, outra vantagem que não poderia deixar de ser citada é a importante ferramenta conhecida como Benchmark. Como a própria tradução da língua inglesa nos diz, trata-se de uma “referência” traçada entre as práticas utilizadas para a gestão de diversas empresas do mesmo ramo que o seu.

Logo, esse valioso instrumento é capaz de fazer todo o serviço sujo: avaliar o desempenho e o modo de trabalho de todas as concorrentes, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. A partir daí, entregar “mastigado” tudo aquilo que está dando certo (ou não) no mundo dos negócios.

Com um verdadeiro monitoramento do mercado, você terá em mãos as informações necessárias para avaliar o modus operandi da sua empresa e aplicar melhorias ou mudanças nas áreas que julgar necessário. Fácil, não?

Melhorar a comunicação

Um dos pilares da contabilidade estratégica é melhorar os resultados do negócio por meio de melhorias nos seus processos financeiros e patrimoniais. Para que isso seja possíveis, os contadores passam a olhar com carinho e atenção para todos os departamentos do negócio, o que tem várias consequências positivas.

A comunicação é uma delas. A busca por melhorias contínuas dentro do negócio, envolvendo todas as áreas, faz com que todos se comuniquem melhor e mais abertamente. Essas melhorias têm outros efeitos positivos envolvidos, como:

  • contribui com a marca empregadora, promovendo atração e retenção de talentos;
  • fortalecimento da cultura do negócio;
  • mantém os colaboradores alinhados aos propósitos da empresa e engajados com a marca.

Induzir a competitividade

Quem não gosta de uma boa e velha competição saudável? Porque sim, a competitividade é também uma das vantagens existentes na incessante busca pelo reconhecimento em um mercado tão competitivo.

Mas não desanime, pois, com a facilidade do próprio recurso do benchmark, você será capaz de instigar a si próprio e seus funcionários na empreitada rumo a constantes melhorias e inovações.

Dessa forma, é inevitável que, na busca por reconhecimento, o aperfeiçoamento e a qualidade dos serviços realizados aumentem e gerem frutos a curto, médio e longo prazo. E, quem sabe, a sua empresa não seja a próxima referência a ser seguida por outros?

Acompanhar os resultados da sua empresa

É lógico que entre todos os bons préstimos que a contabilidade estratégica pode oferecer também está o acompanhamento dos resultados obtidos por sua empresa.

Mas convenhamos: essa nem é uma novidade tão grande; afinal, se o recurso permite um acompanhamento acirrado desde o início, é óbvio que, com um pouco de organização, você poderá acompanhar todos os frutos a serem colhidos.

Achamos válido ressaltar essa vantagem, já que ela está intimamente ligada aos demais ganhos aqui listados e, igualmente, à sua própria conduta. Logo, é sempre bom relembrar dicas simples de negócio que servem para todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso, não é mesmo?

Melhorar os processos de tomada de decisão

O processo de tomada de decisão pode não ser tão simples quanto parece, e o seu sucesso depende de uma série de fatores. Deixar de analisar um dado ou avaliar uma situação pode fazer com que todo o planejamento vá por água abaixo, manchar a imagem da empresa no mercado ou fazer com que o negócio perca a vantagem competitiva.

A contabilidade estratégica evita que esses problemas aconteçam, pois ela fornece as informações necessárias sobre as finanças e o patrimônio da empresa. Além disso, não se limita a gestão financeira, ela é capaz de fazer análises sobre outros departamentos da organização. Como, por exemplo, o orçamento direcionado ao marketing.

O conjunto de dados obtidos traz segurança e embasamento para os gestores tomarem suas decisões, minimizando a margem de erro, contornando situações difíceis e tornando o processo mais eficiente.

Identificar problemas financeiros

O olhar clínico lançado sobre os processos financeiros do negócio contribui para que a empresa identifique os problemas que envolvem dinheiro antes que atinjam grandes proporções, prejudicando o negócio.

Quando os erros são identificados a tempo, ampliam-se os possíveis caminhos para que sejam resolvidos. Há tempo hábil para que os problemas sejam avaliados e assim tomar as decisões mais adequadas.

Assim como a comunicação, um bom controle financeiro e a identificação de problemas a tempo tem vários benefícios agregados, como:

  • diminui a incidência de erros;
  • evita multas e problemas com órgãos federais;
  • minimiza prejuízos;
  • simplifica a gestão.

Reduzir custos

Todos os benefícios listados até o momento levam à redução de custos, que podem ser minimizados em todas as pontas: desde a compra de insumos até mesmo no pagamento de impostos, especialistas em contabilidade estratégica tem o poder de otimizar os cofres da empresa.

Manter uma empresa em funcionamento exige, entre outras coisas, capital. Sem dinheiro nada funciona: não se sustenta a folha de pagamento, não se compra matéria-prima, não se paga as contas básicas, entre tantos outros pagamentos fundamentais para a sobrevivência.

Lucratividade e rentabilidade estão diretamente relacionados com a gestão dos custos do negócio. E a contabilidade estratégica está preparada para lidar com essas questões da melhor forma.

Expandir o seu negócio

Finalmente, outra vantagem da contabilidade estratégica é a possibilidade de ganhar visibilidade para a sua empresa. Afinal, um bom gerenciamento garantirá bons resultados que, por sua vez, vão atrair maior público, investidores e lucratividade.

Trata-se de uma simples questão de lógica empresarial: você investe certo e recebe bons retornos por isso. Se você não investe, seu negócio estagna e começa em uma infeliz descendente. Então, o que vai ser? Está bom de vantagens ou quer mais?

O que considerar antes de escolher esse serviço

Após desmistificar e entender como a contabilidade estratégica pode, além de auxiliar na área da administração empresarial, atuar no desenvolvimento e lucratividade de sua empresa, é de extrema importância que você saiba exatamente como aplicá-la. Para isso, conte com uma consultoria especializada para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Na hora de escolher a empresa que pode ajudar nesse processo, certifique-se de que está optando por uma contabilidade experiente e que realmente apresente alguns diferenciais em relação aos outros escritórios. Uma boa alternativa é pesquisar quem são seus clientes e se a experiência com o serviço foi positiva ou não.

Nesse contexto, a Syhus pode ajudar o seu negócio, pois entende as necessidades das empresas — especialmente startups e negócios do ramo de tecnologia. Além de dominar as questões burocráticas, básicas e tradicionais pertinentes aos modelos de negócio, se posiciona como um parceiro estratégico dos empreendedores.

Veja alguns serviços estratégicos prestados:

  • ajuda as empresas a identificarem benefícios fiscais que ainda não estejam usufruindo, como por exemplo, Lei do Bem e redução de ISS;
  • mapeia todo o fluxo do negócio para que a empresa possa adotar o modelo de gestão financeira mais adequado ao negócio;
  • trabalha os principais pontos para que a empresa consiga captar novos investidores, como por exemplo, definição de processos internos e levantamento de riscos.

Chegamos ao final do nosso artigo sobre contabilidade estratégica! Esperamos ter solucionado suas dúvidas sobre esse upgrade da contabilidade tradicional e que a partir das informações expostas neste material, você consiga tomar as melhores e mais estratégicas decisões para o seu negócio decolar.

Se você ficou interessado, entre em contato com a Syhus e descubra outras vantagens de aplicar a contabilidade estratégica hoje mesmo em sua empresa. Até breve!

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.