O que é Matriz CSD e quais suas vantagens? Descubra!

Dar início ao lançamento de um serviço ou produto de um e-commerce é sempre um novo desafio. Tanto em relação à mudança de equipe quanto às prioridades, é um pouco complexo considerar esse começo algo simples e tranquilo.

Isso se deve ao fato de aparecerem muitos questionamento e dúvidas, especialmente sobre o que é de fato importante para tirar o projeto do papel e seus reais objetivos.

Nesse cenário, a Matriz CSD acaba sendo de extrema importância, visto que é uma ferramenta que pode ser muito benéfica por deixar bem aparentes todos os pontos em questão.

O fato é que realizar muitas reuniões e compartilhar várias informações não significa que elas estarão claras para a equipe. Implementar a Matriz minimiza as chances de erros durante a comunicação e fica muito mais fácil e produtivo o debate do tema.

Neste post, falaremos sobre o que é Matriz CSD, suas vantagens e como é utilizada. Acompanhe!

O que é Matriz CSD e como funciona?

A Matriz CSD é um framework que objetiva fazer a conexão de pontos, alinhar informações e, especialmente, orientar o negócio. Por mais que seja uma matriz, fica a seu critério o modo como serão dispostos todos os dados coletados. 

A sigla CSD significa Certezas, Suposições e Dúvidas. Portanto, essa matriz nada mais é que uma ferramenta usada com o objetivo de identificar e fazer o alinhamento das certezas, suposições e dúvidas a respeito dos obstáculos dos clientes.

Ela é uma ótima ferramenta para dar suporte a projetos na fase de descoberta e exploração de hipóteses. Como já vimos, é muito comum não saber por onde começar um projeto, mas quando são identificadas todas as certezas, as dúvidas e as suposições, é possível dar continuidade à ideia da empresa.

Quais são as vantagens da Matriz CSD?

São muitas as vantagens da Matriz CSD. Abaixo, confira algumas delas.

Agilidade nos processos

A fim de que seja possível iniciar projetos, a Matriz CSD é extremamente importante, ajudando a fazer com que as coisas aconteçam. A equipe que a utiliza consegue começar o projeto com visões mais amplas e um conhecimento maior a respeito do tema, sabendo também o que deve ser mais pesquisado, com o intuito de desenvolver todo o processo.

Além disso, as etapas que devem ser seguidas ficam mais nítidas. Inclusive, um fato é que a matriz CSD viabiliza a construção do roteiro de entrevistas, da fase responsável por conhecer quem está de fato envolvido no problema do cliente, por exemplo.

Conhecimento da equipe

A matriz CSD auxilia na gestão do conhecimento de toda a equipe e também ajuda a centralizar as informações. Assim, fica mais fácil deixar o processo muito mais claro para todos os envolvidos.

Isso porque, apenas quando são passadas para o papel todas as perspectivas sobre o projeto do e-commerce, é que se torna possível fazer análises e debater em grupo, alinhando pontos de vista diferentes e determinando as prioridades do negócio.

Documentação centralizada

Vamos imaginar a seguinte situação: você está desenvolvendo uma solução para seu e-commerce e tem o objetivo de rever uma entrevista feita há 3 meses, a fim de legitimar alguma informação, mas não acha em lugar algum esse registro.

Essa situação pode trazer muita dor de cabeça, devido ao fato de serem grandes as chances de você ter perdido algo essencial para o projeto, além de atrasar todo o processo.

Com isso, você corre o risco de perder informações importantes fornecidas anteriormente, bem como de perder a confiança do cliente e ter contratos cancelados. Para evitar que isso aconteça, a matriz CSD auxilia na documentação e na centralização dos principais pontos levantados.

‍Priorização de atividades e ações

Outra vantagem da matriz CSD é permitir que seja criado um amplo quadro no qual será possível que todos os envolvidos no projeto listem o que é essencial descobrir, a fim de desenvolver soluções para os gargalos encontrados.

Isso faz com que a equipe fique mais ágil, além de economizar dinheiro e tempo, pois mantém o foco em agregar mais valor ao cliente.

Segurança

A Matriz CSD oferece mais segurança à equipe, devido ao fato de evitar que os colaboradores tenham certezas errôneas, além de atestar o que eles já tinham conhecimento.

Quando e como a Matriz CSD deve ser utilizada?

Já explicamos que a Matriz CSD é uma ferramenta muito poderosa para iniciar um novo projeto que envolva um serviço ou um produto. Então, vamos supor que seu negócio está começando um processo de desenvolvimento de um desses itens.

É aí que você deve ter um momento entre os funcionários, a fim de utilizar essa matriz para examinar o contexto da organização e também para que exista o compartilhamento de diversas percepções sobre o produto, a empresa e o mercado no qual ela está inserida, por exemplo.

Nesse cenário, essa ferramenta será útil para abrir novos horizontes e viabilizar a gestão da informação e do conhecimento de todo o time, além de facilitar o alinhamento desde o começo do projeto.

A Matriz CSD também pode orientar as primeiras pesquisas e viabilizar o refinamento do desafio que a equipe terá que encarar.

Além disso, ela deve ser utilizada quando há o desejo de se aprofundar em um problema a ser analisado, para, dessa forma, compreender melhor a dimensão do impacto desse gargalo, tanto em um produto quanto em um serviço, ou até mesmo em um departamento da sua companhia.

O intuito é se aproximar do problema a ser resolvido, na visão do cliente e da sua empresa. Assim, é preciso levar em consideração as demandas e as experiências dessas pessoas.

Como vimos, a matriz CSD torna muito mais simples a ideia de iniciar um projeto no seu negócio. Afinal, é possível organizar melhor tudo o que deve ser colocado em prática, qual o ponto de partida e como conseguir dados e informações ainda não definidas. Inclusive, ela ajuda a determinar onde será preciso concentrar seus esforços.

Agora que você sabe como a Matriz CSD é vantajosa para seu e-commerce, entre já em contato com a Syhus e entenda como podemos te ajudar!

Comentários

Compartilhe esse conteúdo

Artigos Relacionados

Artigos mais recentes

A contabilidade ideal para a sua empresa

Fale hoje com a Syhus!

Converse com quem realmente entende as necessidades e dores das startups e
empresas de tecnologia.