A tecnologia surgiu com diversas novidades para o mundo, impactando diretamente a vida das pessoas. Nas empresas, a situação não é diferente. As novas tendências estão atreladas diretamente à tecnologia, que proporcionou avanços empresariais na digitalização do RH.
O setor de Recursos Humanos é o responsável pela gestão de pessoas, além do monitoramento das informações obrigatórias e esse número de dados requer cada vez mais atenção e controle. Um equívoco em alguma informação pode ser algo crítico e, por esse motivo, realizar uma escrituração manual se tornou inviável.
Quer saber mais sobre a digitalização do RH? Neste post, trataremos sobre os 3 principais processos de Rh que podem ser digitalizados. Leia atentamente e confira!
O que é a digitalização?
A digitalização é um termo que surgiu com o intuito de agilizar e promover o avanço de forma inovadora e rápida das atividades organizacionais.
A informatização desses processos permite a rapidez no cadastro das informações, uma mensuração mais efetiva dos resultados e a integração dos dados com os demais setores.
A Nova Lei da Digitalização trouxe aspectos que visam desburocratizar a gestão de documentos, facilitando as rotinas de quem trabalha com esses itens e, consequentemente, otimizando a fiscalização de toda a informação gerada.
Quais processos podem ser digitalizados?
Obviamente, a digitalização do RH é algo que precisa estar alinhado com as especificidades de cada empresa, ter o devido cuidado com essas particularidades é o que garantirá o sucesso desse novo processo.
Contudo, algumas dessas rotinas são comum na grande maioria das empresas, veja os principais processos que podem ser beneficiados pela digitalização do RH.
1. Folha de pagamento
A folha de pagamento é um processo complexo dentro dos empreendimentos, afinal ela não apenas calcula quanto o colaborador terá a receber, mas também, possui fins fiscais, trabalhistas e contábil, logo ela é uma fonte de informação que integra diversos setores.
Dessa forma, ao digitalizar a folha de pagamento os benefícios são muitos, veja os principais deles:
- otimização dos cálculos;
- redução dos erros;
- controle das informações;
- cumprimento das leis trabalhistas.
Hoje, existem softwares que compilam todos os dados e direcionam para os setores pertinentes, facilitando as rotinas operacionais, de forma ágil e segura.
2. Gestão de documento
O setor de Recursos Humanos tem disponível em seu banco de dados informações particulares de cada colaborador, dados considerados sensíveis conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, dessa forma é fundamental que essas informações sejam arquivadas de forma segura.
Com a digitalização do RH a gestão de documento e, consequentemente, a gestão de informação passou por uma grande transformação, com o armazenamento na nuvem ficou mais fácil localizar as informações, por ser um ambiente online é possível buscar esses dados em qualquer momento e de qualquer lugar que possua acesso a internet.
Além disso, a digitalização desses documentos desprende dos espaços físicos, reduzindo os custos com manutenção e principalmente com investimento em equipamentos e servidores.
3. Envio e coleta de feedbacks
O que aproxima mais os colaboradores do que uma fácil comunicação dentro da empresa? Não é de hoje que o feedback é uma importante ferramenta de mensuração do engajamento e percepção das pessoas dentro da organização.
Contudo, analisar esse processo com recursos limitados não obtinha muitos adeptos, no entanto, a digitalização do RH, mais uma vez revolucionou essa rotina, tornando as pesquisas mais dinâmicas e atrativas para os colaboradores, aumentando o engajamento, permitindo, a partir disso, reunir dados e analisar o clima organizacional.
A busca por melhores diretrizes é um caminho constante nas empresas, e a digitalização do RH faz parte das estratégias que tornam um empreendimento competitivo no mercado. Por esse motivo, é fundamental estar atento às novas tecnologias que fomentam a área para conseguir potencializar os resultados internos.
Como ocorre a digitalização do RH?
A digitalização do RH é fundamental para as empresas que querem ser competitivas no mercado, atraindo e mantendo talentos, além de criar ações direcionadas a melhorias nos resultados empresariais.
Contudo, por ser algo relativamente novo, esse processo de digitalização do RH, mesmo sendo crescente, não é nada repentino. Ele precisa de tempo e análise da realidade do empreendimento, para então traçar um planejamento adequado às expectativas e necessidades na área.
A partir disso, a implementação das novas rotinas tecnológicas é realizada em etapas, que gradativamente vão englobando todos os processos. Vamos conhecer algumas delas.
Implementação
Na digitalização do RH, o processo de implementação ocorre bem antes da efetivação dos produtos. Para que ela funcione e melhore o desempenho do setor, é fundamental entender quais as rotinas que obteriam melhores resultados caso migrassem para uma rotina digitalizada.
Após essa etapa definida, parte-se para a mensuração dessa implantação — quais benefícios ela trará para a empresa e quais impactos financeiros gerará.
Estratégia
Para que a digitalização do RH seja concreta e promissora, é necessário avaliar quais são as demandas e projetar estrategicamente como serão realizadas.
Essa estratégia passa pela avaliação das ferramentas que trarão o melhor desempenho. Contudo, é preciso compreender o que realmente se espera com tais ferramentas, para então mensurar se os resultados são os almejados.
Todos os processos funcionam como um sistema de informação, em que todas as rotinas são interligadas. Por esse motivo, utilize estratégias inovadoras, mas considere a cultura organizacional e as rotinas dos colaboradores.
Cultura organizacional
A cultura organizacional é a forma como a empresa projeta seu negócio e como ela se comporta com seus colaboradores, fornecedores e clientes. Logo, essa cultura está alinhada com todas as áreas da empresa.
O processo de digitalização do RH compreende a integração da cultura organizacional, ou seja, será essa política que norteará quais as ferramentas digitais se alinham com o propósito da organização.
Tecnologias
Obviamente, quando falamos em digitalização do RH, precisamos estar antenados às novas tecnologias e suas evoluções, assim como à qualidade das informações que elas disponibilizam.
Após esse estudo e implementação das novas ferramentas, é hora do endomarketing estar ainda mais presente no dia a dia. Isso porque essa comunicação e transição de rotinas precisam ser abraçadas e compreendidas pelos colaboradores.
Agora que você sabe a importância da digitalização do RH, que tal me contar, quais assuntos você tem interesse em receber.
Siga-nos nas nossas redes sociais também: Facebook, Linkedin, Youtube e Instagram.